13º Pel Com
O 13º Pelotão de Comunicações foi criado e ativado pela Portaria nº 095, de 7 de fevereiro de 2012, do Comandante do Exército, e passou a ocupar as instalações destinadas para uma unidade de comunicações localizada dentro dos limites do QG da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada.
É a única unidade de comunicações do Exército Brasileiro no estado do Mato Grosso, o qual é a terceira maior unidade federativa do país, e estado onde encontra-se Mimoso, cidade natal do ilustre patrono da Arma de Comunicações, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Área de atuação
Atualmente, o 13º Pelotão de Comunicações possui uma área de atuação superior a 903 378,292 km², mantendo as comunicações do Exército Brasileiro no estado de Mato Grosso e englobando o Pantanal, considerado uma das mais ricas e cobiçadas reservas biológicas do mundo.
Objetivo
Tem como missão primordial INSTALAR, EXPLORAR e MANTER os meios operacionais de comunicações, eletrônica e informática, otimizando ao máximo esses recursos à disposição da 13ª Brigada Infantaria Motorizada.
Dispondo de modernos meios de comunicações, o pelotão presta apoio de Comando e Controle nas diversas operações conduzidas pela Brigada, tendo como missão de mais destaque o apoio na Copa do Mundo FIFA 2014, ocasião em que o 13º Pelotão Comunicações desempenhou papel fundamental no apoio de comunicações, aos grandes eventos.
Para cumprir suas missões, o 13º Pelotão Comunicações conta em seu efetivo militares capacitados e qualificados, dentre Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados.
Midias Sociais